Punctae - 74 . SJC-SP - land-art



Fazendo o Punctae, especulando o olhar no questionamento do procedimento racional da lógica normativa e descritiva, percebi as questões: o que olhar, de onde olhar, para que olhar, dariam definições diferentes para os mesmos lugares ocupados.

O Punctae foi feito em 1974 em São José dos Campos-SP, tinha 80 metros de diâmetro interno e com uma largura de seus eixos e da circunferência de 5 metros.

Passados alguns anos a Lisete Lagnado me pediu um editorial sobre o Punctae para a Revista Arte em São Paulo, ei-lo.


Revista Arte em São Paulo,
№ 29 - março de 1985


Ogni pensiero vola ou Uma coisa outra

Fernando Zanforlin
Dormiu preocupado.(pensado)
Sabia que seria difícil. ( doloroso)
Acordou.
Leu os fatos, foi chamado.

Tinha cinco filas,
Esperou sua vez
E sentou.

- Boa tarde.
- Boa tarde?
- Boa tarde!

- O Sr. sabe escrever com máquinas?

Os projetos nascem através de desenhos, vai para a paisagem numa escala enorme, onde a dimensão e a distância são importantes para a leitura.

- Qual a sua pretensão salarial?

Bom ... Depois disso volto ao desenho, pintura, escultura retornando novamente para a paisagem.

- Qual o seu horário disponível?

O processo requer uma metodologia de símbolos, sinais, estudos botânicos, psíquicos e até radiestésicos e tantos outros, conforme a preocupação momentânea.

- Qual o seu último emprego?

Em Veneza por volta de 1750. O Sr. Pietro Longui tinha um rinoceronte e necessitava de quem cuidasse do animal, bem aí ... Ah! Também trabalhei em algumas propriedades do sr. Paolo Di Dono ou Uccelo em Pratovecchio.

- Aqui na fita, diz que o Sr. É arquiteto, mineiro de Belo Horizonte, há vinte anos em são Paulo, primeiros contatos com as artes em 1960 em Ouro preto e a Pampulha, com o arquiteto Plutarco, certo?

No momento não me preocupa a documentação da obra ou o registro dela como um fato, mas como meio de atividade de conceber, ora listando as ferramentas que irei usar, ora fazendo a ferramenta.

- Quando começou a sentir estas dores?

Também gosto de utilizar materiais encontrados nos locais das obras, que me envolvem amorosamente, ou fazendo somente um fragmento da obra, que irei retomar mais tarde. Uma inquietação manifestada despreocupadamente.

- O Sr. se alimenta corretamente?

Minha expressão é evolutiva e imprevisível e uma mesma preocupação possui variadas formas de interpretar, pintura, desenho, gravura escultura e até bordados.

- Tem alguma alergia?

A produção necessita de dois pólos opostos, o produtor e o consumidor, e existe os distribuidores e estes com uma preocupação comercial muito grande, há também o embalador que deveria ter uma noção macrocósmica, no seu embalo, portanto falta inter-relações novas entre as partes.

- O sr. faz algum esporte?

Uma coisa importantíssima acontece, das classes artísticas a dos músicos e compositores é a de maior entrosamento dinâmico.

- Qual é o seu peso?

Estamos na virada para o segundo milênio “para postular nova ordenação dos códigos é preciso desarrumar o existente” e desarrumar não é destruir.

- O Sr. está a par do nossa filosofia de trabalho?

Assim aprenderemos a formar e criar linhas de estudos e análises sistemáticas.

- Bom, então o emprego e do Sr.

(Poxa, que pena, estou totalmente ocupado, com o meu desemprego)




O que olhar.


Marcando um lugar, a circunferência com o cruzamento das linhas diametrais cruzadas circunscritas, define o que olhar.


PUNCTAE


Na efemeridade do olhar passageiro, o tempo se faz entre a germinação e a floração.


Terra transformada em oceano, a marcação evadida, soçobra, a intenção férrea na rocha fere o efêmero eternizado.

0 comentários:

Comentários