Eupalinos ou O Arquiteto


O ato criativo começa estimulado pela busca do prazer, que fermentado vai desabrochar na alegria da expressão.
E esse prazer é o leitmotiv do ato todo, como também o resultado dessa ação.
A prazer e a criatividade têm a dialética com a sensibilidade, que na alegria compartilha com a angústia da solidão do ato criativo.
E a inspiração?
Sócrates
A adolescência situa-se singularmente em meio dos caminhos... Em belo dia de minha vida, caro Fedro, conheci estranha hesitação entre minhas almas. O acaso depositou em minhas mãos o objeto do mundo mais ambíguo. E as reflexões infinitas que ele me fez fazer tanto podiam conduzir-me ao filósofo que eu fui, quanto ao artista que deixei de ser...
Fedro
Um objeto tão diversamente te solicitou?
Sócrates
Sim, um mero objeto, algo que encontrei enquanto caminhava. Deu origem a um pensamento de per si dividido entre o construir e o conhecer.
Fedro
Maravilhoso objeto! Objeto comparável ao cofre de Pandora, onde todos os bens e todos os males achavam-se contidos!... Faze-me ver esse objeto, assim como o ilustre Homero faz com que admiremos o escudo do filho de Peleu!
Sócrates
É indescritível!... Sua importância é inseparável do embaraço que me causou.

0 comentários:

Comentários