Minha ilha, Cecília




A ilha casou com o mar.
O mar proteje a ilha contra invasores.
Sentido-se protegida recebe o afago do mar.
A lua se intromete nos humores, mas
sempre e sempre ele volta,
ele precisa da ilha para sentir-se oceano.




Crítica da Arte - História da arte




Elas sempre foram objeto de juízos de valor, até como patrimônio cultural.

Fato é que, entre produtores e público, há uma cunha que por vezes fraciona outras antagonicamente une.
Na atividade produtora surgida na medida que os interesses instigam  o desenvolvimento de uma emoção - vem as imagens.
Razão primeira, que coloca a atividade artística num nível que suscita testemunhos passíveis de interpretações e razões fracas, motiva a desordem.

Na procura de um assunto para um "programa de pesquisa", a autoridade que exige a percepção de um assunto edificante como contributo, obriga a inteligência a obediência a princípios provenientes de um reconhecimento de uma direção autêntica e protegida de falsidade e modismo.

Na fundamentação da crítica concebida apenas pela afinidade entre classes, ou numa autoridade fictícia, alienada da minuciosa pesquisa histórica além dos limites estruturais do conhecimento do assunto e do juízo de valores, essa fundamentação segue um impulso emotivo. - inevitável.

Apesar  da proximidade do crítico e artista a distância numa sociedade movida pelas relações econômicas, há manobras típicas de manipulação das ofertas, fazendo dos frutos serem acões do capricho, circunstanciais, portanto enfraquecidas pelo tempo.

O fundamento econômico está entre: valor pela critica*, valor de mercado, contendo a perspicácia dos agentes absorvidos pelos signos prementes.





*Wølfflin - Riegl - Venturi - Panofsky - Wittkower - Hauser - Benjamin - Francastel - Arnheim - Eco

Paralaxe pela transcendência







Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o Sol.

Numa  visão  dualista, supostamente gnóstica , não há revelação reservada somente para alguns poucos intelectuais. Numa visão contemplativa e não falsa, absorta da razão, ressalta-se do real pela presença  da revelação do Espírito, uma imagem exponencialmente fragmentada, porém  de uma coesão transcendental. Produto que era  desde o princípio, do que temos ouvido, do que temos visto, o que contemplamos e o que apalpamos que se manifestou pelo Verbo da vida.

Paralaxe - alidade




Com uma nova estrutura abandono o mal que avança.

Na alidade e com paralaxe qual é o angulo (linha)  prematuro da visada?

Vejo coisas que não via,  é a realidade da minha visão, do que eu quero ver e não quero ver.

da esquerda para a direita;

da direita para a esquerda;

da fusão à realidade
Difusão da realidade.

Construo uma realidade que me é conveniente, que ilustra o meu querer, que dá vida ao meu engenho.

Qual é a imagem a da esquerda ou da direita, ou nenhuma, ou a do centro da visão.

E a distância igual, (ainda que diferente), é uma alidade de dimensões iguais, raios.

Tenho dimensão, tenho volume, flutuo no espaço, comando meu Espírito, me transporto no tempo/espaço na velocidade de um zaz. 

Urbanismo X Land - art






# 01 - Com  Argan argumento:

Interesse privado X interesse público    ............ espaço livre ≈ econômico

Aspecto político - Rousseau - Em o primeiro que cerca versos o coletivismo comum

- observar Habermas:

Racionalidade instrumental e comunicativa, Teoria da ação comunicativa.

Urbanismo como conjunto de edifício, arquitetura utilitária - mudança de compromisso.

Conceitos geométricos (1500) econômicos (1900) ///////\\\\\\\\\ centrífuga \\\\\\\\\\////////// centripeta

" criatividade é a função e não há função sem relação".
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Conservar centro histórico, como?
O que ?
O Espaço é outro o sentido é outro.

OLHAR - Horizon Line


HORIZON LINE III


 HORIZON LINE II

HORIZON LINE I

Acreditar no que vê, acreditar no que ouve, acreditar no que cheira, acreditar no sabor, acreditar no que fala.
Acreditar em alguma coisa.
Pela manhã, quando acordar, acreditar que pode andar, é muito pouco, a maioria acredita.
Acreditar em Deus, até o diabo acredita.

Quadrilátero eterno






No ponto, pela linha vejo o plano,
na luz, pela luz, através da luz.
Quantos pontos, quantas linhas, quantos planos ?

Alidades nos pontos, na linha, nos lados, na luz, na sombra.

Mars's Bridge - Land-art ?


Buscando alidades