Caminhar é ter falta de lugar



VER > é uma ação da ordem dos lugares
Retória da caminhada  - o olhar
Um lugar como configuração instaura posições, implica numa indicação de estabilidade.
Uma alidade,  um ângulo, uma perspectiva


IR> é uma ação da ordem dos espaços
Imobilidade do dentro e do fora
Espaço disciplinar <> espaço disciplinador
Praticas organizadoras de espaço – a bipolaridade entre o mapa e o percurso
Identificando lugares criamos espaços

A land art na transformação de  lugares em espaços, numa espacialidade que não organiza nem determina fronteiras, ela civiliza a natureza, coloniza e altera em um produto de um lugar, portanto é história  passando o lugar de um estatuto para outro  – museográfico.

Separar, reunir, transformar  em documentos  certos fazeres em objetos distintos e utilizados para uma maneira precisa de pesquisar é a ação constituinte do trabalho.
Esses objetos componentes que preenchem lacunas como um “ sistema marginal” são vestígios que irão modificar o lugar transformando-o em espaço.


Na produção desses novos objetos, isolados, modificados e que conservam uma ordem que passa a ser definida, torna-os uma parcela do todo.

Dessa propositura, essa coleção de coisas, redefine, restabelece e instaura um  recomeço, tornando possível outra história – “documentos utensílios”, podendo serem abrigados em local hermético, galerias, museus e afins.

Sendo a leitura em função de um lugar pré definido, buscando sua transformação espacial, torna as pesquisas pertinentes à problemática historiográfica, portanto, se a organização da história é relativa a um lugar e a um tempo, se cada sociedade se pensa historicamente com os instrumentos que lhe são próprios, então os fazeres são componentes intrisecos da propositura , porem a articulação da história com o lugar não é condicionante.


Podendo  mesmo na formalização da pesquisa tornar os resultados  dela, um elenco de erros, insuficiências, e falhas que mesmo assim serão cientificamente utilizáveis, fornecendo meios de fazer aparecer diferenças relativas a transformação do lugar em espaço, buscando e encontrando aquilo que falta, tornando compatíveis os contrários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fer, sua obra é clara, luminosa, pertinente e impactante. I wish we could see lots of them everywhere. With love and admiration, Ci

fz disse...

... os lugares mesmo em pedaços, eles são inteiros,compõem para o todo de mim.
TanksCI

Comentários