Cartografia



Há dificuldade na cartografia na transferência de tudo que existe na Terra e de toda superfície curva para um plano, no mapa ocorre deformações.

Uma esfera não se desenvolve sobre plano, daí a utilização de superfícies intermediárias, que irão auxiliar, pois elas têem a propriedade de se desenvolverem no plano tais como, cilindro, o cone, e o plano.

Para desenhar um mapa, primeiro se estabelece o método conforme o qual, a cada aspecto do terreno corresponderá um ponto no mapa e vice-versa.


SISTEMAS DE PROJEÇÃO


Nenhum dos 3 sistemas, Eqüidistante, Conforme e Equivalente elimina os tipos de deformações decorrentes da transformação da esfera em um plano.

As deformações estão nos ângulos, comprimentos e nas áreas. Nas representações que conservam em verdadeira grandeza ou ângulos, ou distâncias ou áreas, uma  é privilegiada em detrimento de 2 outras.



Sistema Eqüidistante: conserva as distâncias em um ou mais direções.

Sistema Conforme: conserva os ângulos, mantendo a verdadeira forma.

Sistema Equivalente: conserva as áreas.

Sistema Azimutais

Sistema Afilático

Sistema UTM

A PROJEÇÃO PETERS é projeção cilíndrica equivalente, que conserva proporcionalidade das áreas.

A PROJEÇÃO UNIVERSAL TRANSVERSA DE MERCATOR – UTM, é um sistema de coordenadas UTM que divide a Terra em 60 fusos de 6 Graus de amplitude no sentido da Longitude cada um, que são numerados de 1 a 60, com início no antimeridiano de Greenwich e contado no sentido oeste-leste até chegar a zona 60.





3 comentários:

Elma Carneiro disse...

Fernando
O que vejo por aí é que a arte está sendo tomada como um espetáculo de circo e ao comércio. Mas essa não é a verdadeira arte porque a verdadeira tem compromisso com a criação, com intelecto a estética e o belo, e não tem o interesse de provocar escândalo para chamar a atenção por intermédio do grotesco do bizarro.
Eu até dou risada daqueles que "inventam" uma idéia que não tem nenhuma relação com a arte. Acho até que está tudo ficando repetitivo demais e dialogar com artistas eles não querem por estarem seduzidos pelo show das cifras, tanto para esse fazedores de artesanato como os compradores milionários excêntricos que procuram por peças inusitadas para estarem sempre em evidência injetando dinheiro naquilo que provoca mais controvérsia.
Os donos de galerias e promotores de leilões atualmente estão em desserviço do bom gosto. Fala-se por ai que tudo o que o artista produz é arte. Será? Pois para mim ela deve conter a essência do conhecimento.
Mas, não vamos nos preocupar porque tem muita coisa boa por ai, a arte está apenas passando por uma depuração. O bom nunca e jamais deixará de existir e o verdadeiro artista criador não entra nesse time, e seu trabalho também vale milhões.
Sua arte cada vez mais refinada e agradável
Bjoo

... disse...

Elma, suas observações são corretas,penso que tudo o que o artista produz é arte, porém uns produzem lixo, lixo mesmo, sem objetivo algum ou com objetivo falho.Claro,hoje vejo a maioria fazendo tudo igual, é a moda. Sobre valores é uma mercadoria, portanto tem o seu preço,há desinformados com dinheiro para gastar, então esses pagam caro para ter uma coisa "artistica",mas compram bogagens que um dia irá para a sua garagem.
Abs.

... disse...

Elma, em tempo, outros não, sabem o que estão comprando, sabem o que vale o que está comprando. Para esses o valor é um detalhe. São poucos mas há desses.
Abs.

Comentários